.

.

06 agosto 2015

Por que sentimos saudade ?


Oi Mochileiros,

Tudo bem ?

O texto abaixo foi retirado do livro " Por que o bocejo é contagioso ? ", e explica de forma cientifica e muito simples, o porque de sentirmos saudade, o post sobre o porque do bocejo ser contagioso que tem aqui no blog, veio desse livro também, no post eu resenhei o livro e coloquei a explicação sobre o bocejo (link).

Por que sentimos saudade ?

Porque nosso cérebro é capaz de evocar memorias de sensações e situações passadas e projetá-las para um futuro imaginado. Quando projetamos para o futuro situações associada a emoções negativas, como a tristeza de perder uma pessoa querida ou o medo de ser assaltado, sofremos estresse por antecipação e ficamos ansiosos. Essa ansiedade é muito importante, pois nós faz mudar nosso comportamento e tomar decisões que reduzem a chance de que a projeção desfavorável aconteça de fato.

Ao contrário, quando evocamos e projetamos para um futuro próximo - ou seja, desejamos - um reencontro com uma pessoa querida ou o retorno ao lugar aonde nós sentimos felizes e seguros, a ansiedade assume outra forma, chamada saudade: a ânsia de voltar a estar na companhia de uma pessoa ou em um lugar, alimentada pela possibilidade do reencontro.

Se não fosse a capacidade de usar a mesma região do cérebro que cuida de memórias passadas para lançá-las no futuro, evocar sensações passadas agradáveis daria apenas prazer, e não a ânsia, tantas vezes angustiante, de reviver aquelas sensações. Evocar a presença de um parente morto seria apenas uma lembrança boa, e não algo que nós leva as lágrimas. Essa deve ser a dor maior de perder uma pessoa querida: a certeza de que projeções para um futuro próximo de memória felizes com ela não  mais se tornarão realidade. Ao constatar a impossibilidade só resta ao cérebro...chorar.


E ai gostaram do texto ? Me contem ai nos comentários.  :)

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre o post ;)